O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou os protestos antigoverno na Bolívia como uma “séria ameaça” à ordem constitucional e à estabilidade democrática do país sul-americano.
O posicionamento veio em um comunicado conjunto com outros países da região divulgado nesta terça-feira (23). Além dos EUA, assinam os governos da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai e Peru.
Ainda segundo a nota, “uma minoria violenta busca desconsiderar a vontade expressa pela maioria dos bolivianos nas recentes eleições”.
O atual presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, de direita, foi eleito em outubro de 2025. Desde que entrou em poder, ele enfrenta uma série de protestos, que têm provocado escassez de comida e combustível no país.
O estado de emergência foi declarado após mais de 50 dias de bloqueios de estradas por parte dos sindicatos de trabalhadores e agricultores e paralisação do abastecimento de combustível e de alimentos básicos em todo o país.
Embora os bloqueios de estradas tenham sido em grande parte eliminados na maior parte da Bolívia, seis bloqueios permaneceram na região do Chapare, complicando os esforços de distribuição nos principais centros urbanos.
Fonte: CNN








