A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), com dados do Censo Escolar 2025, aponta mais uma vez que Sergipe continua numa linha positiva no enfrentamento ao analfabetismo. A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas atingiu 10,3%, considerada o menor nível nos últimos anos. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 19, pesquisa aponta que entre 2016 e 2025, houve uma redução de mais de 3 pontos percentuais na taxa de analfabetismo em Sergipe, passando de 13,9% para os atuais 10,3%.
De acordo com os dados da Pnad Contínua do IBGE, em 2023 Sergipe estava na 23ª posição entre os estados com mais pessoas não alfabetizadas na faixa etária de 15 anos ou mais, com um percentual de 11,2%. De 2023 para 2024, Sergipe reduziu a taxa de analfabetismo, passando de 11,2% para 10,8%, uma queda de 0,4 ponto percentual, saindo da 23ª posição entre os estados para a 17ª colocação. Em 2025 a taxa reduziu-se ainda mais para 10,3%.
A linha de crescimento de pessoas alfabetizadas em Sergipe reflete os investimentos feitos na educação de base e no compromisso com a redução das desigualdades do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação.
O resultado do IBGE demonstra que o quantitativo de sergipanos alfabetizados tem aumentado ao longo dos anos. Programas como o Alfabetiza Sergipe, o de correção da distorção idade/série, da Educação de Jovens e Adultos e a estratégia da Busca Ativa Escolar, além do regime de colaboração com os municípios por meio do programa Alfabetizar Pra Valer, refletem resultados que confirmam a Educação Estadual de Sergipe na trajetória certa.
“A mudança dessa realidade está na democratização do acesso à matrícula, no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos; nos avanços da Busca Ativa Escolar no regime de colaboração com os municípios, no programa ‘Alfabetiza Sergipe’ e na Correção de Fluxo. Ainda há muito o que percorrer e não fazemos sozinhos. Os dados mostram que Sergipe busca universalizar a alfabetização com planejamento, firmeza e determinação, e é graças à união de esforços dos professores, dos gestores, dos servidores de todas as redes”, destaca a secretária de Estado da Educação, Maria Gilvânia Guimarães.
Resultados na prática
A secretária Gilvânia Guimarães afirma também que Sergipe estrategicamente tem motivado os alunos à permanência escolar e enfrentado a infrequência com a melhoria da infraestrutura e de estratégias de busca ativa escolar, inclusive com programas que garantem incentivos, como o ‘Educação Nota 10’, ‘Cuidar-SE’, ‘Acolher’, ‘Estudante Monitor’ e o ‘Pé-de-Meia’, do Governo Federal; o ‘Sergipe no Mundo’ e o ‘Sinta o Clima’.
Com o avanço do Pacto pela Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos — o Pacto da EJA em Sergipe —, as secretarias municipais de educação têm sido mobilizadas e incentivadas a aderir ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), fortalecendo ainda mais a política de alfabetização no estado, já que a maior matrícula da alfabetização está nos municípios.
O coordenador do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Seed, Gleyson Souza Santos, afirma que a EJA em Sergipe, neste ano de 2026, possui um total de 9.057 matriculados no primeiro semestre, distribuídos em 115 escolas que ofertam a EJA, presentes em 66 municípios. “As redes municipais com a rede estadual estão aumentando a oferta dos anos inicias da EJA, justamente para contribuição com a redução do analfabetismo. Estamos intensificando também a busca ativa para que possamos saber onde estão os não alfabetizados e que contribua ainda mais com a diminuição no estado”, destaca Gleyson Souza
O gestor do programa ‘Alfabetiza Sergipe’, Everton Pereira, explica que quanto mais Sergipe aumenta no ranking, inversamente proporcional diminui o número de pessoas não alfabetizadas. “Estamos ao longo dos anos enfrentando com políticas públicas consolidadas e atingimos o menor nível em 2026. Ou seja, neste primeiro semestre, o programa conta com 138 turmas em funcionamento, distribuídas em 31 municípios sergipanos, atendendo a 2.628 alfabetizandos matriculados e em processo de alfabetização contínuo. Ao todo, 129 alfabetizadores estão atuando diretamente nas salas de aula. Até o fim deste ano, 318 turmas serão formadas”, contabilizou o gestor.
Em 2025, presente também em 31 municípios sergipanos, o Programa alfabetizou cerca de 4.500 pessoas com mais de 15 anos, adultos e idosos que não sabiam ler e escrever. A estratégia se reflete nos dados do IBGE quando pontuam que entre pessoas com mais de 60 anos, a taxa era de 40,1% em 2016 e caiu para 29,9% em 2025.
Correção de Fluxo
Em uma outra frente, a educação sergipana segue avançando na garantia do direito à aprendizagem com o fortalecimento do Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC). Em 2026, a iniciativa atende a 10.938 estudantes das redes estadual e municipal de ensino, contribuindo para a correção do fluxo escolar, a recomposição das aprendizagens e a permanência dos alunos na escola.
Os resultados evidenciam os avanços de Sergipe na correção do fluxo escolar. Em 2018, o Estado acentuava-se no ranking de distorção idade/série no Ensino Fundamental, com 35,6%, e no Ensino Médio, com 50,2%. Em 2025, após a implementação do programa e de outras ações educacionais, os índices caíram para 17,7% no Ensino Fundamental e 20% no Ensino Médio, representando reduções de 17,9 e 30,2 pontos percentuais, respectivamente.
Atualmente, o ProSIC atende a 2.891 estudantes do Ensino Fundamental e a 5.895 do Ensino Médio na rede estadual. Além disso, a iniciativa alcança 2.152 estudantes do Ensino Fundamental das redes municipais, fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e municípios na construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
Foto: Arquivo/ Seed
Fonte: Fax Aju









